quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VERB TO BE - VERBO SER/ESTAR


O verbo to be equivale aos verbos ser e estar, em português. É importante destacar que, na língua inglesa, não há uma distinção entre ser e estar. Para citar um exemplo histórico; uma vez um deputado brasileiro disse: “Eu não sou deputado, eu estou deputado”; em português sabemos que ele quis dizer que não será deputado sempre, pois depende de ser eleito novamente, mas para um falante de inglês é muito difícil de entender isso.

A conjugação do verbo
to be no presente do indicativo é:

Tradução
Forma contraída
I am
Eu sou/ estou
Im
You are
Você é/está   tu é/estás
Youre
He is
Ele é/está
Hes
She is
Ela é/está
Shes
It is
Ele(a) é/está
Its
We are
Nós somos/estamos
Were
You are
Vós sois/estais
Youre
They are
Eles são/estão
Theyre

Perceba que a terceira pessoa do singular (ele/ela) apresenta um pronome a mais: it, do que seu equivalente em português. It refere-se ao gênero neutro que normalmente é usado para representar seres inanimados, animais ou objetos. Em português, os gêneros feminino e masculino incluem indistintamente pessoas, animais e objetos.

Note ainda, que a segunda pessoa do singular (you are) recebe o mesmo tratamento que a segunda pessoa do plural (you are). Desta forma o contexto da frase indicará o plural ou o singular.

Exemplos:

I am a nurse (Eu sou uma enfermeira).

Mary is a nurse (Maria é uma enfermeira) = She is a nurse.

My dog is cute (Meu cachorro é fofinho) = It is cute.

Mary and her sister are teachers (Maria e a irmã dela são professoras) = They are teachers.

We are engineers in Brazil (Nós somos engenheiros no Brasil).


Ao usarmos o verbo to be na forma interrogativa, geralmente empregamos a ordem: “verbo + sujeito + complemento”.
Exemplos:

Are you hungry? (Você está com fome?).

Are they American? (Eles são americanos?).

Is he a singer? (Ele é um cantor?).

Is he the doctor? (É ele o médico?).

Am I late? (Eu estou atrasado?).

Is your dog tired? (O seu cachorro está cansado?).


Nas frases que estão na forma negativa aplica-se a ordem: “sujeito + verbo to be+ not + complemento”. Nas perguntas negativas com o verbo to be, utiliza-se: “verbo na forma contraída + sujeito + complemento” de acordo com a tabela abaixo: 

Tradução
Forma contraída
I am not
Eu não sou / não estou
I ain t
You are not
Você não é / não está
You aren´t
He is not
Ele não é / não está
He isn´t
She is not
Ela não é / não está
She isn´t
It is not
Ele(a) não é / não está
It isn´t
We are not
Nós não somos / não estamos
We aren´t
You are not
Vocês não são / não estão
You aren´t
They are not
Eles não são / n]ao estão
They aren´t

Exemplos:
They are not right.(Eles não estão certos).

Paul is not tall. (Paulo não é alto).

I am not sad. (Eu não estou triste).

Lisa is not Japanese. (Lisa não é japonesa).

Aren’t you hungry? (Você não está com fome?).

Isn’t the teacher angry? (A professora não está nervosa?).

Isn’t your father a doctor? (Seu pai não é um médico?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário